14 setembro, 2015

Hipotireoidismo! Como assim?!

Oi gente! Tô eu aqui em uma daquelas indisposições básicas que só quem tem o bendito hipo, sabe como é! Quando digo só quem sabe, é porque essa é uma indisposição que foge um pouco(as vezes muito) daquela que eu sentia quando não tinha isso! É muito diferente!

Então hoje só pra contrariar esse desânimo e essa sonolência, resolvi compartilhar um pouquinho sobre o tal hipotireoidismo com vocês. Eu poderia falar das unhas da semana, ou das resenhas que estão aqui semi prontas pra vocês, mas acho mais importante  falar do assunto, já que tenho tido semanas bem características.
 Nóis trupica, mas num cai!

Quem sabe você ajuda uma amiga, um parente, ou até você mesmo?!

Tá, mas o que é tireóide? O que ela faz? Onde fica?

Tireóide é uma glândula do sistema endócrino que produz dois hormônios chamados de triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4). Aí é quem vem a parte mais triste, esses são os hormônios responsáveis pelo metabolismo, ou seja, pelo gasto de energia. #gordaforever Hahahaha!!!

A tireoide fica localizada na região mais alta do pescoço ao redor da traquéia. Se você fizer o teste de colocar uma das mãos no pescoço e engolir água ou saliva, vai sentir onde ela está.

Imagem retirada desse site Bem Nutri
Ele parece uma borboleta

E quais os sintomas ?
O Hipotireoidismo quer dizer que os tais hormônios vitais para o bom funcionamento do metabolismo estão baixos. E aí podem acontecer cansaço, o desânimo, a sonolência, dificuldade pra perder peso, cabelos e unhas fracos e quebradiços, raciocínio lento e tô pra dizer que tem mais !
2
Imagem retirada do site: Almir Pena Forte.com.br
A parte do cabelo então é a mais tensa!
E quando digo que um produto é bom amiga, é porque é mesmo!

Ai que medo Mell!! O que causa isso?
Bom, aí fica difícil eu dizer pra vocês o que exatamente causa o hipotireoidismo porque os médicos acreditam em vários fatores, e alguns ainda acreditam que as causas ainda não estão bem claras. Mas vou colocar aqui  alguns dos fatores listados aqui nesse site:
Doenças autoimunes
Cirurgia de tireoide
Radioterapia
Medicamentos
Doença congênita
Distúrbio pituitário
Gravidez
deficiência de iodo
                                      
Mas tem tratamento?
Claro gente! Para o tratamento do hipotireoidismo é indicado aos pacientes o uso de uma versão sintética dos hormônios que faltam no organismo, por via oral para normalizar os hormônios na tentativa de reverter os sintomas. Mas são necessárias dosagens prescritas por um médico, porque o uso errado do remédio podem causar:

  • Aumento do apetite
  • Insônia
  • Palpitações cardíacas
  • Tremores
  • Eu tomo Puran

    É indicado também pro tratamento uma alimentação balanceada pro caso. Mas que nem sempre a gente segue a risca... AH gente, eu amo couve, brócolis... O auxílio de um nutricionista é muuuuuito importante, porque existem alimentos que dificultam a absorvição do hormônios (sintético) pelo corpo.

    Falando assim sobre o assunto você pode estar pensando: Ah! Dá muito bem pra controlar e viver bem. Mas na verdade, há muitos poréns!

    Eu tenho tentado seguir tudo o que foi preescrito, mas é muito difícil! E muitas vezes os sintomas voltam mesmo você fazendo tudo direitinho e os exames dizendo que você está ok!

    Graças a Deus, não estou com colesterol alto, diabetes, pressão alta... But, todo cuidado tem que ser redobrado, ´né?!

    Então é isso gatas! Se você conhece alguém que está com sintomas parecidos ou se você está sentindo, procure ajuda médica, tá?! Se cuida e vai ser feliz, porque dá!
    Post gigante eu sei, mas não tinha um outro jeito! Sorry!

    Bjoks e a gente se vê nas redes sociais!
    @mellzitanasgon Instagram
    Mell Nasgon Snapchat
    e se for comentar, deixa o link do seu blog pra eu te visitar!
    Fuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiii!!!

    Nenhum comentário: